Teolinda Gersão, com a obra Autobiografia não escrita de Martha Freud, venceu o prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues, que foi instituído em 2012 pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF), em parceria com a SABSEG.
A escolha do júri, constituído por Paulo Sucena, José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, aconteceu por unanimidade, com a Associação dos professores a entender que esta obra de Martha Freud é “uma rigorosa investigação documental” e que, juntamente com a criação literária se conjuga de “forma exímia num processo de escrita estimulante.”
Teolinda Gersão é professora catedrática de Literatura Alemã e Literatura Comparada na Universidade de Lisboa e Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, é também uma reconhecida e premiada escritora portuguesa”, que apresenta uma escrita com “fluidez, apelatividade, ritmos, amiúde inesperados, acutilância e tempero narrativo avesso a qualquer pendor exornativo”.
Teolinda Gersão junta-se à lista de vencedores deste prémio promovido pela FENPROF e pela SABSEG, onde constam nomes como Lídia Jorge (Misericórdia, 2023 e Os Memoráveis, 2015), João Melo (Livro de Vozes e Sombras, 2021), Luísa Costa Gomes (Florinhas de Soror Nada, 2019), Isabela Figueiredo (A Gorda, 2017), e Ana Cristina Silva (O Rei Monte Brasil, 2013).
Recorde-se que este prémio alterna com o Prémio de Poesia António Gedeão, que foi atribuído a Rui Lage (2024), A.M. Pires Cabral (2022), António Carlos Cortez (2020), Daniel Jonas (2018), Nuno Júdice (2016), Manuel Gusmão (2014) e Ana Luísa Amaral (2012).
Esta é uma parceria que tem já vários anos e que disponibiliza à FENPROF as melhores soluções de proteção
O FUTURO É COM A SABSEG!
Press Release